18/02/2009

Beijo na face
Pede-se e dá-se

Dá?

Que custa um beijo?

Não tenha pejo:
Vá!
Um beijo é culpa,

Que se desculpa:
Dá? 

A borboleta Beija a violeta
Vá!
Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
Dá?
Teme que a tente?

É inocente... Vá!
Guardo segredo, Não tenha medo... 

Vê(á)?
Dê(a)-me um beijinho,
de mansinho, 
Dê(á)! 

*

Como ele é doce!
Como ele trouxe, Flor, Paz a meu seio!
Saciar-me veio, -------! 
Saciar-me? louco...

Um é tão pouco, Flor
Deixa, concede Que eu mate a sede, ------!

Talvez te leve
O vento em breve, Flor!
A vida foge, A vida é hoje, ------! 

Guardo segredo, Não tenhas medo Pois!

Um mais na face, E a mais não passe! 

Dois... 

**

 Oh! dois? 
piedade! Coisas tão boas... 

Vês? 
Quantas pessoas Tem a Trindade? 

***

Três!

Três é a conta Certinho, e justa... 

Vês?

E que te custa?

Não sejas tonta(o)! 

Três!
Três, sim: não cuides Que te desgraças: Vês? 

Três são as Graças, Três as Virtudes; Três. 
As folhas santas 
Que o lírio fecham, Vês? 
E não o deixam Manchar, são... quanta(o)s? 

Três!

***
João de Deus, in 'Campo de Flores'

Sem comentários: