19/10/2008

casaco preto e o sr. joaquim

depois desta tarde fantástica, das  duas cervejas, do tremoço, da companhia da minha pupila e do teu telefonema............ encontrei o Sr. Joaqum.

Ia eu com um objectivo, quando um senhor me chamou e disse:
- deixou cair qualquer coisa. 
olhei para trás e a qualquer coisa era o meu casaco preto.

Agradeci.............
mas ele não me deixou logo fugir e começou a deitar para fora mil e uma palavras. Fiquei a saber que a mãe dele teve 8 filhos, que tinha 83 anos, a sua mulher 90 anos mas está muito doente, tem um irmão chamado Marcos que me pediu para o ir visitar ao lar.... e pediu-me também para assinar um jornal "voz portucalense" - anualmente são 5 euros.
Disse que ia pensar, não tive coragem de dizer que não, nem de fugir das palavras dele..... do seu olhar e da sua simpatia.
Pensava eu pelo facto de dizer que ia pensar que ele me ia dizer - Até logo! pensamento errado. Começou a perguntar se gostava de cantar, de representar ou declamar.... que a igreja precisava de gente nova, de meninas ou senhoras como eu....

e deixou-me um recado

Um sorriso não custa nada
e produz muito.
Enriquece quem o recebe
sem empobrecer quem o dá.
Ninguém é tão rico
que não precise dele
e ninguém é tão pobre
que não o possa oferecer
Um sorriso
dá repouso ao cansaço
e ao desânimo,
renova a coragem,
e é consolação na tristeza.
Ninguém necessita mais
de um sorriso
do que aquele
que não sabe sorrir.

obrigada, Sr. Joaquim 

Sem comentários: